26 fevereiro, 2006

Não resisto!


Não resisti!!!! Ainda o Fogar de Santiso!!
Entre o chão de pedra... as paredes de pedra.... o labirinto que constitue as salas do Fogar (parece que já foi os currais de animais... fica no meio de um bosque e tem em seu redor nogueiras e castanheiras... o sitio ideal para as bruxas à meia noite fazerem a queimada), as teias de aranha.... alguma confusão...e a cabeça de porco pendurada junto à lareira (atenção aos/as vegetarianos/as mais sensiveis), do vinho, das tapas, do licor de café... não é que se ouve também o som das gaitas!!!???
Estou mortinha por me libertar das minhas correntes que me aprisionam para apreciar estes momentos deliciosos!
Ontem... fiz uma fuga até Guimarães, para participar na homenagem ao Zeca Afonso!
O espaço dedicado ao espectáculo foi bem escolhido... por lá andavam algumas especies do bloco..., que como sempre vão aparecendo neste tipo de evento... caras conhecidas do Intercéltico.... amigas galegas... e no meio disto tudo... aconteceu uma situação digna do humor britânico... na primeira pessoa!!!!
Ainda não sei se me ria ou se chore!!!!
O espectáculo foi bom, principalmente pela segunda parte, e acabou em cheio.... toda a gente, de pé a acompanhar o Zeca a cantar a Grandola!!!
Alguns e algumas gritaram Viva ao 25 de Abril ... eu fiquei em silêncio!!! Não, porque não considere a revolução dos cravos importante na nossa história... mas porque considero que se pensarmos no espirito do 25 de Abril, actualmente o luto tem que ser imposto.... esse espirito está a morrer!
Vivemos numa sociedade onde por trás da palavra liberdade, vivemos em prisões de porta aberta...
No entanto, cabe a todos/as os/as indignadas/os continuar a lutar e a mover os obstáculos.

E já agora.... um muito obrigado Zeca, pois essencialmente é esta a lição que partilhas connosco!

25 fevereiro, 2006

Caixinha das sugestões

aqui vai outra sugestão para um fim de semana de lazer!

Santiago de Compostela!

A cidade é linda... e tem alguns espaços que considero a não perder... Bar das Crechas, que além de boa musica, muitas das vezes ao vivo, no espaço inferior, tem boas cervejas e um dos melhores licores de café que já provei. Não se esqueçam de colocar uma moeda nas paredes... o porquê não sei! A decoração do espaço leva-nos para o mundo dos/as duendes e das bruxas!

O bar Atlantico é outro espaço que recomendo... O pessoal é todo muito simpático, e as influências do espirito nacionalista galego espreitam por essas bandas.

Depois de se aventurar na descoberta da cidade, da parte velha, recomendo um salto ao Fogar de Santiso, a caminho de Padrón. Além de o espaço ter características muito próprias, se a visita se concretizar a um sabado, terão oportunidade de ouvir gaitas de foles, e assistir à queimada galega, além de degustar as famosas tapas galegas, desde o polvo até aos pimentos padrón.


24 fevereiro, 2006

Carnavais alternativos

Ora aqui aí está um fim de semana grande... tão desejado!!!!

O fim de semana do Carnaval... festividade para dizer adeus aos espiritos invernosos e abrir os braços para os/as duendes da primavera!!(Pelo que parece, enganou-se na data... brrrrrr, que frio!.
Eu, vou ficar por casa acorrentada ao computador e à minha tese... mas para quem puder e desejar passar um Carnaval alternativo à invasão importada do Brasil, massificada e consumista, aqui vão algumas sugestões:

. Entrudanças em Castro Verde;
. Carnaval de Laza (Ourense);
. ir até Guimarães, à homenagem oferecida ao nosso Zeca Afonso;
. Ir até Cabanas de Viriato, presenciar e dançar a «dança dos cús»;
...

Isto, para quem como eu, gostar de ir até às raízes, sejam elas as nossas ou dos outros!

Eu.... por aqui vou ficar!

20 fevereiro, 2006

Entre Lilazes

A propósito dos cartoons....

Perante a multiculturalidade coexistente numa sociedade globalizada... estaremos nós e os outros preparados para coexistirmos pacificamente, com as multiplas diferenças??!!!
Pergunta idiota.... tendo em consideração os fundamentalismos cada vez mais emergentes.
Ingenuamente, há uns anos atrás, numa aula na FPCEUP, com o Prof. Magalhães, defendia que o respeito era essencial relativamente a outras culturas que não a minha...sendo a tolerância, uma forma de discriminação subtil.... camuflada!
Actualmente, posiciono-me numa atitude de tolerância relativamente a culturas e religiões, fundamentalistas... não conseguindo respeitar as suas posições extremadas, radicais e violentas... e estou a falar precisamente de toda a movimentação promovida por grupos mulçumanos após a publicações dos ditos cartoons.

No entanto esta tolerância resvalda para uma posição tbem ela extremada, relativamente à dimensão dos direitos humanos, como é o caso das discriminações relativamente às mulheres, nos países que defendem o Islão.... onde me coloco numa posição que de respeito perante estas culturas não há nenhum....

Pode-me questionar que esta é uma posição de superioridade ocidental.... poderão dizer que a própria concepção de direitos humanos é ocidental...

sim.... o debate é demasiado complexo.... mas neste momento só consigo ser tolerante, e neste caso especifico... nem isso! Condeno fortemente a instrumentalização da religião, que tem como objectivo a destruição do implacável inimigo nº1, que é o Ocidente....promovida por um grupo significativo de mulçumanos.


Porque são uma das minhas paixões...