17 outubro, 2006

Quem quer casar com a Carochinha?!!


Neste momento, é mesmo caso para dizer... Quem quer casar comigo???

Apanhei a noticia a meio... mas deu para entender o seguinte: relativamente ao IRS de 2007 vai haver alterações, que segundo o nosso querido ministro (arg!!!!) pretende beneficiar a maioria da população... as familias (o que denota desde logo que o seu conceito de familia é deveras limitado e discriminador): sejam os/as casados/as, sejam aqueles e aquelas em união de facto.

Ora, partindo deste principio.... eu não faço parte dos/as beneficiados/as... mas sim daqueles e daquelas que vão ser mais uma vez discriminados/as: os/as solteiros/as!!... Que com o novo orçamento vão ver o seu imposto de irs aumentar....

Claro que com este novo orçamento de estado, que pretende ganhar dinheiro com as despesas correntes, aumentando a sua receita fiscal... favorável "às familias", muita gente ficará discriminada: será que o nosso querido governo (arg!!!) estará a incluir os casais homo?... mesmo aqueles que vivem em união de facto, abrangida na constituição?

... estará a pensar nas mães e pais solteiros, que têm a seu encargo crianças??

...estará a pensar naqueles e naquelas, que solteiros/as, têm a seu encargo terceiros??

... estará a pensar, que assumir encargos de habitação, e tudo o que isso implica... (àgua, luz, gás, alimentação.... blá, blá....) sózinho/a, é um projecto actualmente fácil de realizar??

Afinal, o que quer este governo???

... continuar a manter os/as jovens em casa dos/as progenitores/as???

... limitar a cidadania daqueles/as que optam por não casar, por não assumir uma união de facto... mas que têm um projecto de vida tão válido como qualquer outro???

Este governo supreende todos os dias pela negativa, oprimindo a maioria dos/as cidadãos/âs deste país....

... a pergunta paira.... onde vamos parar??? E será que aguentamos este rumo???

Socorroooooooooooooo... libertem-nos deste sugador!!!

... ah!!! outra supresa: as poupanças de reforma, que tantos e tantas, se sentem obrigados/as a ter, visto que o futuro não oferece minimamente segurança.... também passa a não ser dedutível no irs....

Sr. Ministro..... já agora, não quer criar mais nenhum imposto sobre a nossa existência??... que tal.... por tantos anos de vida... paga-se x...... assim, não temos que andar a penar e a tentar sobreviver... pois muitos e muitas, tomarão a opção de abreviar o tempo que passam por estas bandas!!!

.... isto não é o tempo das vacas magras.... é o tempo das vacas escanzeladas!!!... mas só para uns e umas (uma grande percentagem da população)!!!!

E voltando à pergunta inicial..... Quem quer casar com a Carochinha, para assim pertencer ao grupo dos/as beneficiadas/os... além de ser jeitosinha???!!!


16 outubro, 2006

Diário de viagem (6)

.... com tanta coisa a acontecer....... neste belo país plantado à beira mar, que de belo só tem o seu espaço geográfico, retomo o meu diário de viagem!!!


11º dia...

A conversa começou logo de manhã.... com alguma satisfação da minha parte, em acordar os terrorristas do meu sono!!!

Queriam pregar-me um susto..... abrindo a porta que dá acesso ao alçapão e à minha cama.... (cá entre nós, o que me valeu é que o sono ainda estava leve e os risos dos loucos acordaram-me antes do susto).

Programa para o dia.... visitar Marraquexe!
A imprensão que ficou, inicial... e do momento, foi alguma desilusão, pois esperava uma cidade mais imponente. No entanto.... e com a distãncia necessária.... pouco vimos de Marraquexe! Muito pouco mesmo!!! Ficámos só um dia.... e num dia não se vê metade da cidade.

Estavamos cansados/as.... queríamos ir rapidamente para a costa.... praia... menos calor!!
Os souks são muito turísticos.... para turistas com mais poder económico... os preços são altos... e sem entrar no regatear!! O que é apreçado não é passível de ser regateado.
Comprámos algumas coisas, mas a sensação de estarmos fartos/as de andar a feirar manifestou-se em grande!
Do camping para o centro da cidade fomos de taxi... com algum receio de sermos enganados/as, como foram os nossos compatriotas da Covilhã.... mas o tipo, o taxista, foi impecável... além de não nos enganar... deu-nos algumas informações, e comprometeu-se a ir-nos buscar ás 23 horas ao ponto marcado como de encontro: 20 dhms, ida e volta... pagos no regresso.
A praça Djama El Fana é enorme.... e ao final da tarde tornou-se num verdadeiro viveiro!!! A vida nasce ali!
Além de andarmos pela medina.... nos souks, fomos visitar o Museu de Marraquexe... o que nos soube muito bem, pela frescura que estava lá dentro! A sala principal do museu é grandiosa!!! E os seus sofás também..... para dormir a sesta!!!
Também fomos visitar um antigo depósito de água, em ruinas, que está a ser trabalhado arqueológicamente..... mas o espirito que paira é de cansaço... e o calor não ajuda!
Andamos pela praça.. vê-se de tudo!!!
A praça é um autêntico viveiro.... imensa gente.... muitos turistas.... Tudo serve para fazer negócio.... encantadores de serpentes.... serpentes que se podem colocar ao pescoçopara tirar uma foto, que tens que pagar.... eu pareço louca aos saltinhos quando as vejo.... mas o Marquito não fica atrás.... e quem delira com tudo isto é a Andrea..... que passa a vida a assusta-lo! O Chico teve coragem e tirou uma foto com uma cobrita ao pescoço.... e quando ouviu o preço... bem..... teve mesmo que se regatear.... um autêntico roubo!!
Também se pode tirar fotos com o homem da àgua.... pagas!!!.... Podes fazer tatoos de henna.... pagas!!!.... Sumo de laranja..... pagas!!!.... Vê-se dentes, ovos de avestruz... dentaduras.... craneos de animais.... enfim... só vendo e vivendo.... os sons, os odores... é qualquer coisa!!
Jantamos na praça... mesmo no meiinho da confusão.... pois o Pedro se não o fazia... atava o burro e ninguem o aguentava depois!
A refeição não foi grande coisa: calamares com camarão frito (1), salada (3), calamares (2), brochet (1), Kafta (1), sopa (2)..... 220 dhms.

Além da minha pessoa... outras se juntaram na aventura da diarreia: Marco, Pedro, Chico, Andrea e a Cristina com problemas de estomago.
Agora sim..... podemos afirmar que naquele momento nos tornamos verdadeiros/as turistas: enganadas/os e de diarreia.
Também foi nesta cidade que o maior enganado se revelou... Marquito!!!
Levou a maior "banhada" de sempre... uma marroquina, sem ele ter tempo para dizer não, fez-lhe no braço uma tatoo de henna... um escorpião... que depois dos 30 minutos de tempo a secar.... nada ficou para registar... saiu tudo!!! E por 23 dhms!!! Foi de rir!!!

A praça é uma loucura total.....

Antes da hora marcada, estamos no ponto de encontro!!!
Fazemos horas a colocar a hipotese do nosso taxista não nos vir buscar.... mas entretanto aparece!!
Voltamos para o camping.... com uma vontade enorme de ir para a costa.
Muito ficou por ver....

08 outubro, 2006

Diário de Viagem (5)

.... as férias já vão longe.... e muita coisa, entretanto se passou e passa...
mas como me propus a esta tarefa... aqui vão mas uma letras, mais umas palavras sobre as já distantes férias por terras marroquinas!

8º dia... ainda em Fez!

Voltámos ao labirinto que é a medina!
Afinal Fez não se tornou assim tão dramático com os guias.. mas também começámos a recusar e a refilar... a deixarmos de ser turistas assumidamente "enganados".
Andámos cerca de 5 horas pela medina... o que teve como consequência mais compras: mais um tapete (200 dhms), uma garrafa e dois copos bordados a prata (200 dhms... depois de alguma discussão, pois pedia 320 dhms..... a discussão passou por o marroquino pedir em casamento a Andrea.... no fim, ofereceu-nos 3 camelos de prenda.. )...
... o resto do pessoal comprou candeeiros, malas em pele.... tapetes....
Enquanto compravam os candeeiros, recebi uma mensagem de Portugal, a dizer-me que o meu pai se encontrava internado... bem.... foram momentos de pânico e de colocar em questão chegar a Marraquexe e regressar..... falei com a minha mãe e pai.... o que não me sossegou... o medo apanhou-me (e afinal o receio era válido.... pois o diagnóstico não é dos melhores).

Depois destas compras.... e através da sinalética, seguimos a rota rosa com o objectivo de visitar as tinturarias.... mas a coisa não parecia muito fácil, acabando por seguir um puto, que nos garantiu que o seu auxilio era gratuito e lá nos levou... depois de entrarmos numa loja, e subir várias escadas, chegámos ao terraço para ver as ditas tinturarias! Um quadro desolador!!! ... um cheiro insuportável... muito calor... dois tipos metidos nos buracos... sem qualquer tipo de protecção ou cuidados a nível higienico. Segundo outro guia... (que entretanto estava no terraço, convertido numa loja, tipo predador à espera das presas)... a forma como se tinge as peles de camelo, carneiro, vaca.... as peles de todos animais que se come... já vem desde o século XIV, sem qualquer alteração. A mistura leva as fezes de pomba (daí o cheiro nauseabundo), porque tem amoníaco e amacia a pele.
Ainda tentam "obrigarem-nos" a fazer compras.... mas "merci" e nada feito!
Voltamos à rua.... e o puto, simpático.... pede-nos 10 dhms por pessoa, pelo seu auxilio "gratuito".... má onda!!!
Ficámos fulos/as.... e recusámos, iniciando uma discussão... o que faz juntar mais um grupo de putos.... receosos/as, damos 20 dhms... para a situação não se agravar. O puto, a refilar, vai-se embora....
Temos fome!
Avançamos pelo labirinto, com o objectivo de ir almoçar.... para aqui, para acolá.... perdemo-nos.... voltamos a encontrar o percurso. Chegámos à porta de Bab Boujeloud e paramos para comer.... são 17 horas e 30 minutos e a fome é já bastante... mas nem isso tornou o prato mais saboroso.... pedi (além da Cris, do Marquito, da Andrea e do Chico) couscous com carne e legumes variados... e o Pedro, tangine de carne. Foi barato.... 20 dhms... mas uma bela porcaria... ainda hoje penso que raio de carne seria aquela.... e os legumes variados, era batata, cenoura e algo que parecia chochu.... o que nos valeu foi o pão!

... a medina de fez, além de ser labirintica... também tem outra característica...... gatos, para minha delicia!!!

E também foi uma amiga felina que nos fez

companhia no parque de campismo....


Autocaravana..... a caminho de Marraquexe (cerca de 500 kms +/-).
Fizemos cerca de 300 kms, cansativos... parámos numa estação de serviço... com o pessoal todo a dormir, com excepção da Andrea e o Pedro.
Os marroquinos são completamente loucos a conduzir.... mas mesmo loucos!
A estação de serviço parece do 1º mundo... com excepção dos wcs! (Nada de estranho)!
Temos um problema com o gás ... não acende! Pedimos electricidade... pedem-nos 200 dhms... ui!!! Depois de regatear o preço... a Andrea consegue que fique por 30 dhms!

O pessoal está todo roto!
Eu, Andrea e Pedro vamos comer.... o Marco dorme..... Cristina e Chico tentam ligar o gás, nada feito!
O Marquito quando acorda e percebe que fomos comer....
Estamos mesmo todos rotos.... a viagem foi cansativa!!!

9º dia....

Acordar.... pequeno almoço e seguir viagem a caminho das cascatas d'Ouzoud!!

... o percurso é de doidos!!! Montanha e em certas alturas..... caminho quase de cabras!! Quase que pensamos que não há cascatas nenhumas... está muito calor e a estrada parece que nunca mais nos leva ao destino!! A paisagem desloca-se entre aquilo que parece miséria completa e o deslumbro do que a natureza oferece.... (o Pedro e Marco tiraram fotos muito boas... mas as quais ainda não tive acesso).

Chegámos já ao fim da tarde.... Finalmente as Cascades D'Ouzoud!!

O local é bonito!

Ficamos num camping, que pertence a um restaurante... La Nature! Temos wcs.... banhos, nada mau!!

As cascatas são lindas!! Muita vegetação.... muitas pessoas.... onde se inclue turistas, estrangeiros, como nós!! Parece que somos os/as únicos/as protugueses/as.

A àgua é castanha.... lá no fundo vê-se imensas pessoas... mas só homens é que andam na àgua.... mais uma vez, lá se vai a ideia de tomar um banhinho refrescante!

Decidimos descer até à lagoa que se forma no final das cascatas.... fazendo o trajecto pela floresta... uma verdadeira aventura derrapante!! O que me valeu foram os/as companheiros/as de viagem... O Chico, a Cris, uma marroquina e uma miuda, que me parecia ser sua filha.... as sandálias não foram a melhor opção!

O Pedro, Andrea e Marquito ficaram para trás.... voltamo-nos a encontrar lá em baixo!

Lá em baixo, além de ser um local bonito, cheio de verdura.... àrvores... é um local óptimo para acampar! Vê-se pessoal a descer com as mochilas às costas com esse objectivo.... ouve o som, a música da água..... por 10 dhms pode-se acampar junto aos "restaurantes".... pequenas tendas, que servem para esse efeito.

Até o "Titanic".... encontrámos..... fartamo-nos de rir..... uma barcaça, que se desloca à força de braços, com o auxilio de uma corda... e que atravessa o pessoal de uma margem para a outra.... nos atravessámos por uma ponte, quase a cair!!

Eu e a Cris, mais tarde juntou-se a Andrea, fizemos tatous de henna... Há imensas mulheres a fazer..... e a convidar as turistas!! São lindas, mas custaram-nos cada uma 50 dhms... eu fiz duas.... na perna e na mão e braço!!!

Ficámos lindas!!!

Começamos a subir, mas pelas escadas....

paramos num dos socalcos, com o objectivo de beber um sumo de laranja.... e crepes!!! (cheios de gordura)!!

Ao olhar para cima vimos os macacos.... Pronto!!! Foi ver-me a fazer figura de ursa!!!

O local vale mesmo a pena!!!

Voltamos ao camping, tomamos banho e vamos jantar!!

Entretanto conhecemos um casal de holandeses completamente doidos!! Andam em viagem há cinco anos!!!! Conhecem praticamente África inteira!!!

Fomos a um dos restaurantes.... e deliciamo-nos com um belo jantar... salada individual, um prato com carne picada grelhada e temperada com especiarias, azeitonas e batata frita... pão, àgua e chá.... 215 dhms!!! a dividir pelos seis!!! E ainda trouxemos chá para o doce lar, pois cada um pediu o seu bule, o que foi uma completa palermice!! O local também foi fixe... uma tenda... com tapetes no chão.. uma mesa baixa e sofás com almofadas... Muito fixe!!

Voltamos para o doce lar.... conversa... sueca..... o aperitivo nocturno... bom ambiente... e o som da àgua, ali ao lado!!

Colocamos roupa de molho.... o que veio no dia seguinte, mostrar a grande asneira que fizemos!!!

10º dia...

Acordei super cedo! 9 horas e 20 minutos, para quem se deitou às 2 horas da manhã!! O chá pertubou-me o sono! Está muito calor!!!

Tomámos o pequeno almoço, lavámos a roupa.... (eu e a Andrea)... toda tingida à custa da camisa do Marco... tomámos banho.... pastámos... o calor é mesmo muito!!

Começo a passar-me!! Vamos embora... estou farta do calor!!

o 10º dia manifestou os primeiros sintomas da viagem, sem grande tempo de descanso: cansaço e o organismo a dar os primeiros sinais de alerta.... os intestinos... sou a primeira a dar sinal!!

Deixamos as cascatas... e seguimos em direcção a Marraquexe! O percurso parece muito melhor, do que aquele que nos levou até lá!

Na viagem até Marraquexe sente-se a temperatura a subir...

A paisagem altera-se, sendo comum o lixo no chão, em tudo o que é lado. Vê-se palmeiras e oásis. Também se vê habitações que aparentam de ser de proprietários ricos, que se situam no próprio oásis... as casas são de terracota vermelha. No percurso, vê-se também muita pobreza... verdadeiros casebres...pessoas que surgem do nada.

O Pedro e a Cris param a autocaravana para apanharem figos do deserto.... resultado.... só picos!! E eu só toquei no saco onde eles vinham!

Já nos arredores de marraquexe, tentamos encontrar o parque de campismo.... e aparece-nos outro exemplar como o de Meknés.... Nem pensar!!! Saímos e procuramos outro, que se veio a revelar um dos melhores, a nível dos wcs, onde estivemos....Camping Ferdaous, na estrada para Casablanca.

A maioria dos utentes do parque são estrangeiros.... mesmo ao nosso lado estão os portugueses que vimos em Fez!! Antes de irmos para o parque tivemos que fazer compras....e a "caixinha" comunitária pede dinheiro... temos que a abastecer!!

O jantar é no parque e os/a cozinheiros/a de serviço são: Marco, Chico e Cristina.

Está bastante vento... mas quente!!

Depois de jantar..... a sueca.... e conversa.... mais conversa... com os outros dois portugueses.. dois tipos da Covilhã.... bem, a noite torna-se longa.... apertivos... wiskey.... eu sou a última, de raparigas a ir para a cama... ainda ficam o Pedro e o Marco com os outros dois..... adormeci a ouvi-los.... e acordei com eles ao meu lado.... com intenções de me pregarem um susto. Fiquei fula!!!!!!!! Mas a conversa ficou para o dia seguinte!!!

05 outubro, 2006

A insustentabilidade de sobreviver num país plantado à beira mar...

.... sobreviver em Portugal torna-se uma tarefa quase impossível de concretizar!!!

... são colocados em causa direitos adquiridos:

- o direito a um emprego!!
- o direito aos serviços de saúde!!
- o direito à segurança social!!
- o direito a uma habitação!!
- ... o direito a ter direito de exercer a cidadania!!

Cada vez mais o cerco aperta-se!
Uma grande maioria da população confronta-se com o facto de não ter emprego... tê-lo, mas em situações precárias... tê-lo, mas constantemente sofrer pressões psicológicas para não reclamar os seus direitos...

O sns está em decadência!! O ministro responsável da pasta da saúde cava o abismo entre aqueles e aquelas que possuem poder económico relativamente àqueles/as que empobrecem diariamente, tornando o direito aos serviços de saúde um serviço de luxo, que só quem pode pagar é que o pode ter...

ter uma habitação.... cada vez se torna mais dificil.... e depois surge o "espanto" confrontado com o facto de cada vez mais, os e as filhas sairem cada vez mais tardiamente de casa. É quase impossível, com a actual conjuntura económica "ter" uma casa... o poder de compra diminui drasticamente... a inflação cresce... as taxas de juro relativamente aos empréstimos para habitação têm subido significativamente... tudo sobe... tudo!!! Menos os salários!!!

... assim, quem é que consegue???
Eu já consegui.... ter direito ao prazer de ter prazer de usufruir da cultura (espectáculos.... teatro... cinema.... música.... livros.... cds....)... de jantar... de sair para bares... de conviver... de usufruir do prazer do lazer!! Neste momento... para o fazer, tenho que pensar bem nos danos que essas saídas possam vir a ter no orçamento mensal!!

... E eu, ainda tenho um salário mediano... como sobreviveram aqueles/aquelas que recebem o salário minimo... ou simplesmente não recebem???!!!

Aperta-se, aperta-se.... mas torna-se insustentável viver neste país plantado à beira mar!!!

A Anita faz anos....

... faz 50 anos!!!

A Anita faz parte das minhas memórias de infância.... e parece que continua a deliciar, passado vinte e tal anos, a criançada de agora!!
Eu, simplesmente "comia" os livros da Anita.... adorava a ilustração, adorava os textos...

E para meu espanto, que pensava que a edição dos livros já tinha terminado.... aí está ela, com vontade de continuar a deliciar!!

Parabéns, Anita.

Porque são uma das minhas paixões...