14 novembro, 2006

Diário de viagem (para quando o fim!?)



Uiiiiiiiiii!!! As férias já foram há alguns meses e a saga do diário de viagem continua!! Mas tem que ser.... naquilo que me proponho, nada fica a meio.... só relacionamentos.... ou não relacionamentos!!! Mas este último apontamento fica para outras reflexões.. noutro espaço e noutro momento!!

Voltando ao diário de viagem....

Depois de Marraquexe... aí vamos nós em direcção à costa marroquina, depois de revermos os dias que ainda temos para gozar... Agadir fica para trás... a praia das oliveiras com as cabras também... Ouzouzarte também... Embora a totalidade da nossa viagem seja de 3 semanas... o tempo esgota-se!
Essaouira é o nosso próximo destino!!!

12º dia de viagem - Essaouira

Está um calor insuportável e nós só queremos praia! Ficamos no parque de campismo mesmo na saída sul da cidade, a cerca de 3/4 km da praia. Está bastante vento! Pela primeira impressão... grande parte dos/as ocupantes do parque aparentam ser amantes de surf...


Depois de um lanchinho, aí vamos nós até à praia... já a anoitecer! Vamos por um trilho no meio das dunas... que está cheio de necessidades sólidas de qualquer animal, que suspeitamos que esteja entre a cabra e o camelo!


A praia é suja... bastante suja! É só lixo e merda de camelo!
Eles andam lá.... os camelos!! Foi o momento alto, depois de toda a sujidade à nossa volta. Parece que nas zonas de banhistas, mesmo em frente à cidade é mais limpo!
Depois de uma boa caminhada à beira mar, entre a hesitação de ir á água e o receio de apanhar frio, pois já escurecera... ficamos só pela caminhada, mas com apetite de ir, pois a temperatura das àguas convidavam-nos a um mergulho.
Já na cidade, fomos até à praça principal e entramos na medina, muito mais agradável... mais airosa... mais simpática!! Tipica de uma cidade balnear!
Depois desta visita, começou a odisseia Pedro.... que fica nas memórias de quem a partilhou... contudo, as coisas acalmaram na hora de ir jantar e depois de encontrarmos o Victor, Paula e Ricardo... familia portuguesa amiga dos irmãos Rodrigues!! Super-simpáticos, na verdade!!

O jantar... depois de vários dias... num restaurante decente: prato, talher, guardanapo, copos... vinho... peixe... café...
Só pensávamos "Ai, ai... a caixinha não vai resistir!!!"... mas para nosso alivio... a caixinha safou-se!!! o Victor pagou o jantar a todos/as!!!
O Marquito sentiu-se super mal e fartou-se de vomitar... eu própria comecei a sentir sintomas de paragem de digestão... mas como estavamos já todos/as mal do organismo... pode ser tudo!!
Despedimo-nos do casal e do filhote, depois de conversarmos... e com algumas referências do Victor, alterarmos o nosso roteiro... El Jadida... Safi... Casablanca... A ver vamos!!
Depois da despedida... ai vamos nós para o nosso doce lar... a pé! Chegamos cerca da 1 hora da manhã, onde estabelecemos uma amena cavaqueira com os vizinhos do lado... marroquinos e um casal francês, que já estivera um mês em Portugal, antes de Marrocos.
Conversa puxa conversa... aperitivo... puxa aperitivo... está tudo animado!! Ainda jogamos uma suecada, mas os/as desistentes iniciam o seu caminho para a caminha...

13º dia - Essaouira

Acordamos cerca das 12 horas... pequeno almoço e vamos até à praia! Atravessámos as dunas... a areia escalda e picamo-nos nos arbustos!

A praia é suja... a àgua é suja!

É só sujidade!

Lá encontrámos um oásis de limpeza no meio de muita "merdinha"! Àgua... mergulho aqui, mergulho acolá... mergulho ali... saímos!

A Cristina apanha uma alergia na pele à conta da pureza da àgua.

Passam cavalos... camelos... o trânsito é frequente e constante!

Depois da alergia da Cristina, só três de nós

é que voltamos à àgua... eu, a Andrea e o Pedro!

Jogamos às cartas... dizemos baboseiras...

apreciamos as vistas...

Vê-se pessoal ocidental.. europeu... vê-se pessoal mulçumano, praticamente vestidos/as...



... a temperatura ambiente está agradável!!

... tanto tempo há espera para termos praia... e esta inspira-nos alguma desilusão...

... principalmente pela ausência de limpeza!

Mas para primeiro impacto... a estranheza do ambiente envolve-nos!

Depois de uma tarde de praia... vamos até ao camping!... As casas de banho não são más de todo!

Depois de fresquinhas/os e perfurmados/as... principalmente o nosso menino.... o Marquito... ai vamos nós até ao centro, prontos a ter um belo jantar.

Jantamos perto da praça principal... junto ao porto. Cada barraquinha tem exposto peixe fresco e marisco... que grelham... Promete!!

o nosso jantar é um mix de grelhados, por 500 dhms, com tudo incluído:

  • 12 sardinhas
  • 6 linguados
  • calamares
  • pota
  • 2 douradas
  • 1 sargo
  • 1 corvina
  • 3 lagostas
  • 1 santola
  • 3 saladas
  • 6 pratos com camarão cozido
  • pão
  • àgua
  • coca-cola

Muito bem servido!

Ainda pedi cerveja, mas já com a certeza de que a resposta seria negativa... nada de cerveja!! Onde já se viu... este jantar sem ser acompanhado por um bom vinho, ou em último caso, uma cervejinha!!!

Ainda fomos até à praça tomar café... mas as lojas estavam praticamente todas fechadas... regressámos ao lar doce lar... para mais uma noite divertida de suecada... e aperitivos!!

Mas pelo caminho tivemos uma supresa...

... que ainda nos pregou um valente susto!

Ele ou ela... andava solta e com um amigo/a.. a saborear a folhagem dos arbustos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Tiquitas Comuna.
Onde já ouvi esta história, deve ter sido mesmo bom andar num país que a bandeira é vermelha, a terra é avermelhada e se um tipo não tem cuidado também fica todo vermelho.
Tens que fazer como o Saramagos, escrever um livro de pequenas memórias.
Beijo enorme.
T C

tiquitas disse...

Olha quem é ele!!!!!!!
Não sabia que o Tiquitas Crazy tb andava por estas andanças.... com quem então, Mata de Carvalhos?????!!!!
E porquê Mata de Carvalhos???

Beijos

Porque são uma das minhas paixões...