7º dia... Fez! Acordei sem calor.... a Andrea fez-me companhia (deve ser ainda cedo!!). O resto do pessoal mantem-se na cama. Enquanto tomamos o pequeno-almoço, dirigiu-se a nós um homem, marroquino, muito simpático (como todos!)... meteu conversa, dizendo que já esteve em Portugal... que tem amigos e que gosta muito de nós, portugueses/as. Deseja-nos boa estadia por terras marroquinas... O francês que vimos no camping de Moulay Idriss está cá também. O pessoal continua a dormir.... nós as duas vamos até à piscina... o que veio a revelar-se um verdadeiro filme cómico: quando chegámos, a maioria dos utentes eram do sexo masculino... provavelmente nós eramos as dua pessoas com pele mais clara que lá se encontravam... mal nos despimos.... começou-se a criar alguma agitação.... Apesar de haver mulheres/raparigas.... e algumas delas também em biquini! Quando entrámos na piscina... bem, pareciam abelhas.... a zunir à nossa volta!! Nós, por precaução, decidimos ir para uma zona que nos tapasse o corpo, até ao pescoço.... para evitar os olhares nada disfarçados... pois sim.... era vê-los a colocar a cabeça debaixo de àgua para melhor visão da "coisa"... até ao ponto de sentir umas mãos no meu corpo.... desisti! Entretanto chega o Marquito e o Pedro..... o calor começa a apertar! Ainda voltámos à água.... Vê-se mulheres bonitas e bastante ocidentalizadas!! Eles.... nem por isso... não são homens muito bonitos... pelo menos daquilo que já se viu! Eu sou a primeira a voltar ao lar doce lar.... a Cris e o Chico estiveram nas limpezas, e eu decido ir lavar roupa, da comunidade! Almoçámos: salada de massa com queijo, ovo, milho, alface, salsicha, chouriço... cogumelos... Uma verdadeira delicia! Após o almoço.... vamos até Fez! A entrada na cidade não foi confusa! ... Antes de continuar, Fez foi outra das cidades que adorei.... completamente diferente de Chefchouen... mas o mais parecido com aquilo que sempre fantasiei relativamente a uma cidade arábe... Ainda tivemos um momento desagradável com três putos que insistiram ser nossos guias... ao que recusámos!! Foram agressivos e ameaçaram-nos! Ficámos com algum receio, mas acabámos por entrar na medina...com o apoio de indicações/sinaléctica que nos foi conduzindo pela medina dentro. Foi a única cidade que encontrámos em que foi possível andar sem guia sem nos perdermos completamente, tendo em conta que as suas ruelas são um verdadeiro labirinto.... Andámos cerca de 3 horas... e perdemo-nos algumas vezes, mas sempre reencontrando a rota, através dos vários mapas que fomos encontrando que permitiam perceber qual a rota que seguíamos. Nas ruelas houve determinados momentos que não era possível ter nenhuma referência, pois nem o céu se via... um verdadeiro labirinto! |
Percorremos parte da rota verde, que é a rota que circunda toda a medina, mas como começou a anoitecer, e com receio de nos perdermos ... da noite e de não ser ver quase ninguem nas ruelas decidimos fazer o trajecto em sentido contrário e sair da medina, para regressar a casa - autocaravana.
A noite continua quente....
Decidimos voltar no dia seguinte, sem guia... guiando-nos pelas sinaléticas relativamente às várias rotas: laranja, verde, azul, roxa, castanha e rosa.... e a rosa que nos interessa para amanhã... ver as tinturarias!
Só faltou dizer, que antes de entrarmos em Fez El Bali, fomos fazer compras ao hiper... (tipo continente, por estas bandas).... e achámos tudo bastante caro!
Já, novamente no camping.... e já tarde (cerca de 23 horas.... não sei) fizemos o nosso jantar.... para desconsolo dos vizinhos... churrasco marroquino (ainda estou na dúvida se não comemos carne de camelo.... argh!!!)... salada de tomate, pepino e cebola... batata frita.... vinho português... café.... doces tradicionais marroquinos....... e o aperitivo do costume!!! Além da suecada!!
Tivemos uma companhia nova.... uma gatinha que nos fez companhia enquanto estivemos por lá.
Em frente a nós, está um carro estacionado, com matricula portuguesa.... os proprietários são dois sujeitos.... serão portugueses ou marroquinos?
Sem comentários:
Enviar um comentário