03 setembro, 2006

Diário de Viagem (1)

Depois de um fim de semana passado por terras raianas (Almeida... um fim de semana com muito calor, em que o que nos levou a esta bela vila foi o baptizado da minha afilhada, Rita... a pestinha!!!)...
... aqui estou eu de novo para relatar mais um pouco da viagem!

Chefchouen... 1ª paragem em terras marroquinas.
Adorei esta cidade numa encosta montanhosa!... Adorei o primeiro impacto e depois da viagem terminar ficou como uma das cidades eleitas como favorita!

A medina é linda pelas suas ruelas, bem estreitinhas e desniveladas... que nos levam a escadarias e ladeiras, pela cor das casas... e pela primeira impressão que se obtem relativamente aos produtos que são oferecidos!


Foi nesta pequena cidade, onde se fala fluentemente o espanhol, que eu tive uma das melhores refeições da viagem, pelo menos pela sua confecção... cuscus com gambas! ... como entrada tivemos queijo de cabra, azeitonas... e para acompanhar, sumo de laranja natural e àgua (nada de bebidas alcoolicas... não por opção, mas simplesmente, porque não há!). Nesta mesma sala, estavamos tão à vontade, que tornamos a provar do bolinho que comprámos, mal chegámos!

Além do prazer de jantar num restaurante que nos encantou pelo facto de termos ficado numa salinha privada, com uma porta para uma das ruas que termina na praça principal., e com uma decoração bem característica da cultura marroquina...



Chegámos a Chefchouen cerca das 16 horas, com um calor bastante significativo (cerca de 40 graus), e fomos logo abordados por vários "guias".... acabámos por ir com Ahmed, que nos levou até à medina e por ela... quando demos conta (eu e a Cristina, em silêncio, ficámos meias assutadas...) estavamos numa sala de uma casa privada, com outras salas... onde os turistas são aliciados a comprar "chocolate"! ... Chefchouen faz parte do roteiro daqueles e daquelas que procuram "especiarias"... e tem uma grande oferta e diversificada!! Nas montanhas há plantações de cannabis, que o rei parece autorizar, para fins terapêuticos... deve ser por essa razão que a cidade tem tanto/a turista... pelas necessidades terapêuticas!

Estivemos a conversar.... durante algum tempo e voltámos às ruelas da medina, onde fomos constantemente abordados/as para comprar, indo parar à praça principal, onde nos sentámos numa das várias esplanadas para beber um chá de menta e hortelã, com a companhia de abelhas que nos deixaram desesperados/as! Só ao fim da tarde é que surgiu uma brisa refrescante. ... com a brisa surgem também as mulheres, com os lenços sobre as cabeças e as jallabhs.

Muitos/as turistas... estivemos com alguns/mas portugueses/as!

Estivemos lá, mais um dia (meio dia, visto que no dia seguinte acordámos tarde... porque tb adormecemos tarde, pois tivemos alguma dificuldade em arranjar lugar para pernoitar, visto que no parque onde estacionámos nos queria dinheiro por lá ficarmos... isto cerca da 1 hora da manhã, depois de sairmos da medina... acabámos por ir para o parque de campismo, que nos garantiu uma parte da noite descansada, banhos, sombras, electricidade... tudo por 130 dihrams...)

... que aproveitámos para fazer algumas compras ( ao longo da viagem, fomos tomando consciência que fomos bem "roubados/as") e visitar de novo a medina.

A medina de Chefchouen é encantadora... e a cidade é muito bonita.

A sua localização torna-a ainda mais bonita!

Adorei!!

Sem comentários:

Porque são uma das minhas paixões...