Chegámos a Chefchouen cerca das 16 horas, com um calor bastante significativo (cerca de 40 graus), e fomos logo abordados por vários "guias".... acabámos por ir com Ahmed, que nos levou até à medina e por ela... quando demos conta (eu e a Cristina, em silêncio, ficámos meias assutadas...) estavamos numa sala de uma casa privada, com outras salas... onde os turistas são aliciados a comprar "chocolate"! ... Chefchouen faz parte do roteiro daqueles e daquelas que procuram "especiarias"... e tem uma grande oferta e diversificada!! Nas montanhas há plantações de cannabis, que o rei parece autorizar, para fins terapêuticos... deve ser por essa razão que a cidade tem tanto/a turista... pelas necessidades terapêuticas!
Estivemos a conversar.... durante algum tempo e voltámos às ruelas da medina, onde fomos constantemente abordados/as para comprar, indo parar à praça principal, onde nos sentámos numa das várias esplanadas para beber um chá de menta e hortelã, com a companhia de abelhas que nos deixaram desesperados/as! Só ao fim da tarde é que surgiu uma brisa refrescante. ... com a brisa surgem também as mulheres, com os lenços sobre as cabeças e as jallabhs.
Muitos/as turistas... estivemos com alguns/mas portugueses/as!
Estivemos lá, mais um dia (meio dia, visto que no dia seguinte acordámos tarde... porque tb adormecemos tarde, pois tivemos alguma dificuldade em arranjar lugar para pernoitar, visto que no parque onde estacionámos nos queria dinheiro por lá ficarmos... isto cerca da 1 hora da manhã, depois de sairmos da medina... acabámos por ir para o parque de campismo, que nos garantiu uma parte da noite descansada, banhos, sombras, electricidade... tudo por 130 dihrams...)
... que aproveitámos para fazer algumas compras ( ao longo da viagem, fomos tomando consciência que fomos bem "roubados/as") e visitar de novo a medina.
A medina de Chefchouen é encantadora... e a cidade é muito bonita.
A sua localização torna-a ainda mais bonita!
Adorei!!
Sem comentários:
Enviar um comentário