20 fevereiro, 2006

Entre Lilazes

A propósito dos cartoons....

Perante a multiculturalidade coexistente numa sociedade globalizada... estaremos nós e os outros preparados para coexistirmos pacificamente, com as multiplas diferenças??!!!
Pergunta idiota.... tendo em consideração os fundamentalismos cada vez mais emergentes.
Ingenuamente, há uns anos atrás, numa aula na FPCEUP, com o Prof. Magalhães, defendia que o respeito era essencial relativamente a outras culturas que não a minha...sendo a tolerância, uma forma de discriminação subtil.... camuflada!
Actualmente, posiciono-me numa atitude de tolerância relativamente a culturas e religiões, fundamentalistas... não conseguindo respeitar as suas posições extremadas, radicais e violentas... e estou a falar precisamente de toda a movimentação promovida por grupos mulçumanos após a publicações dos ditos cartoons.

No entanto esta tolerância resvalda para uma posição tbem ela extremada, relativamente à dimensão dos direitos humanos, como é o caso das discriminações relativamente às mulheres, nos países que defendem o Islão.... onde me coloco numa posição que de respeito perante estas culturas não há nenhum....

Pode-me questionar que esta é uma posição de superioridade ocidental.... poderão dizer que a própria concepção de direitos humanos é ocidental...

sim.... o debate é demasiado complexo.... mas neste momento só consigo ser tolerante, e neste caso especifico... nem isso! Condeno fortemente a instrumentalização da religião, que tem como objectivo a destruição do implacável inimigo nº1, que é o Ocidente....promovida por um grupo significativo de mulçumanos.


Sem comentários:

Porque são uma das minhas paixões...