06 julho, 2006

Outra vez... o dia 5 de Julho!



... Afinal não foi um dia tão em cheio como esperava!!
Portugal perdeu com a França, com uma grande ajudinha so sr. árbitro e da agressividade psicológica oriunda da parte da selecção francesa! Não se pode deixar de reconhecer que jogaram bem.... mas os nossos portugueses também... Enfim, com alguma pena... mas sem deixar de dar os parábens à selecção Nacional!

Debate sobre a Paridade... que me desculpem, mas ainda não fixei bem os pés na terra... e não sei como as coisas estão (mas tenho algumas dúvidas.... com o cenário que se apresenta, por uma maioria politica... que estreita relações com o Presidente dos Portugueses... porque em relação às mulheres... estas parecem estar excluídas do direito a uma cidadania inclusiva!)

... A defesa..... Bem, a defesa, além de dois dias repletos de muitos nervos e ansiedade que me levaram consecutivamente à casa de banho, mais propriamente à sanita...
Correu bem!
Às 13 horas já estava na faculdade para preparar a apresentação, que segundo algumas vozes estava muito bem organizada... "brilhante", mesmo... (obrigada Andrea!)... Depois de tudo preparado fui almoçar... não sozinha, porque o meu querido amore decidiu vir-me buscar a casa e acompanhar-me neste momento alto da minha vida... lá consegui meter uma sande no estomago... mas os nervos sempre a crescer, com a constatação que iriam estar mais pessoas do que esperava na assistência (entre o receio e o querer, acabei por não anunciar a defesa a ninguem... mais, pedi à minha mãe para não estar presente, com algum receio de um delúvio... agora, depois de passar, fica a pena de não ter dito a todos e a todas que tanto gostaria que estivessem presentes, incluindo um Gil, uma Sofia, um Paulo e uma Joana!)...
Puxa cigarro, atrás de cigarro.... a ansiedade cresce e começo na fase do disparate.... Venho até à entrada da faculdade e começo a insistir que me vou fechar na sala.... falta praticamente uma hora... puxa cigarro... e mais outro!

Falta meia hora.... aparece a Ana.... lamento, mas quero ir para a sala!!! Nunca mais começa!!!

Ai, Ai!..... E ainda por cima não posso fumar no corredor.... desligar o telemóvel, mas antes toca e é a Andrea.... pelo andar, antes de virar a esquina imaginei que fosse ela!

Surge a Gabriela Moita... ai, ai! Pergunta pela Helena Araújo... volta ao seu encontro.... Aparece a Helena Araújo.... pergunta pela Conceição e pela Gabriela.... viram-nas no bar!

Ai, Ai.... nunca mais começa!

Chegam as três.... sentam-se.... sento-me.... A prof. Helena apresenta o juri.... e como as coisas vão decorrer....

Ai, Ai.... começo! 20 minutos para apresentar... (parece que correu muito bem!)...

A Drª Gabriela Moita, como arguente inicia o seu parecer e levanta algumas questões bastante pertinentes..... parece que sou pioneira nos estudos lgbt em ciências da educação..... quadro teórico bastante interessante.... tal como a teoria queer e as identidades sexuais marcadas, parece que a minha tese também se constitui como transgressora ao conhecimento académico.... eu própria sou transgressora (o Correia chamou-me atenção - penso que a brincar - pela roupagem que levo vestida)....

respondo.... continuo tensa.... tento concentrar-me.... espreme-me!

Sexualidades marcadas, porquê? é meu o conceito? .... infelizmente não é da minha autoria.... Guacira usa o termo identidades marcadas.....

tento responder a tudo.... uma das criticas que reconheço.... dou grande enfase à Igreja Católica, como a culpada da construção social das sexualidades marcadas num quadro de anormalidade.... de desvio! Carmo, e a saúde? Sim, claro! A saúde é importantissíma nesta construção.... mas culturalmente parece-me que a Igreja Católica serve de argumento aos discursos homofóbos.... por parte de uma grande maioria da sociedade, católica!

.... a preocupação de tentar responder a tudo.... mas talvez não o tenha conseguido!

É a vez da Helena Araújo..... muito interessante! muito bem articulado!.... Cidadania marshalliana, deveras taxativo! Claro..... o conceito de Marshall tem a sua importância, no entanto para os moviemntos socias que reivindicam o reconhecimento da sua identidade como mulheres heterossexuais ou como mulheres lgbt ou homens lgbt.... torna-se incompleta e não interessa.... reivindica-se o direito a uma cidadania intima, sustentada nas várias tonalidade de ser, amar e desejar que constituem o colorido da sociedade!

...Conceição Nogueira.... intervém.... explicar o discurso do activismo como porto de abrigo e a questão do apoio psico-terapêutico.....

.... explicar a possível desilusão manifestada pelas considerações finais.... ao ser percepcionado que uma das possibilidades emergente dos discursos dos sujeitos activistas, pode ser menos emancipatório do que se esperaria....

.... quais as possibilidades de reflexão que a investigação lançou..... discriminação genderizada?..... espaços de homossociabilidades genderizado?.... a escola.... o papel da escola......

Começámos às 15 horas..... são 17 horas.... palmas!!!

a discussão e defesa está terminada.....

mandam-nos sair para discutir a nota..... Posso fumar um cigarro? Sim... vai lá, mas não demores..... Aparece o Correia.... estão a ligar do Público, querem falar contigo! A sério? Está a gozar comigo?!..... Ai, agora não... tenho que ir fumar um cigarro!.... Podem dar-lhe o meu contacto....A Helena Barbieri fala com a jornalista..... Depressa, tenho que fumar o meu cigarro.... Armando, Andrea e Ana fazem-me companhia..... Vamos, tenho que ir..... subo as escadas a correr..... a porta continua fechada..... dão-me os parabéns.... Nuno Carneiro, Maria José Magalhães, Esmeralda, Paula, Carminda, outras pessoas... Paulo...

Abre-se a porta..... o veredicto.... "Muito Bom por unânimidade"....

Fico parva a olhar.... choro..... rio-me?

Um abraço forte.... Andrea....

cumprimento o juri.... Gabriela, Helena.... um grande abraço à minha Conceição....

Armando, me amore..... e Ana, a minha amora.... flores..... beijos, abraços.....

Afinal, acabou!

Sou mestre! Finalmente!

mas passado 24 horas.... faltaram lá pessoas! Faltaram..... mas estão no meu reconhecimento e no meu coração!

... Ah! hoje dei a entrevista ao Público....!


Sem comentários:

Porque são uma das minhas paixões...