11 setembro, 2006

O estado preocupante do SNS...

É alarmante o estado de saúde do Sistema Nacional de Saúde!!!
Que (mal) funciona defecitáriamente... todos/as nós sabemos! Alías, todos os dias o estado terminal do SNS é notícia... pois cada vez mais os sintomas são visiveis... e hoje deparei-me novamente com uma manifestação deste estado agonizante do SNS...
... Mais uma vez, a nível familiar, confrontamo-nos com um estado clinico preocupante...
O meu pai, desde Julho, primeiro através da médica de familia (coisa que eu pelos vistos não tenho direito), que anda a ser acompanhado devido ao seu estado de saúde (emagreceu... surgiu-lhe glanglios... palidez... falta de apetite... cansaço...). Em Agosto, na primeira semana acabou por ser internado no hospital de Aveiro para observações e proceder a vários exames... estando só na última semana (primeira de Setembro) definido o diagnóstico final: um linfoma Hodgkin. Deparando-se com este diagnóstico a médica que o assiste no hospital de Aveiro considerou que o meu pai deveria fazer o tratamento no HUC, encaminhando-o para o mesmo.
Hoje, para nosso pasmo... e manifestando o estado terminal de saúde do SNS, numa consulta a que o meu pai, acompanhado pela minha mãe, foi confrontado com o facto de que a direcção do hospital de Aveiro está a criar obstáculos para que o meu pai siga os tratamentos em Coimbra, usando o argumento orçamental: que não pode ir porque fica muito caro ao hospital de Aveiro pois terá que custear os tratamentos no hospital em Coimbra.
Esta situação parece-me completamente absurda, considerando que o hospital em Aveiro não tem condições para a realização destes tratamentos. A médica que acompanha o meu pai, pediu aos meus pais para aguardarem, pois vai convocar nova reunião com a direcção do hospital, em que apelou a presença de um outro médico de forma a convencer a direcção da urgência da realização dos mesmos... sejam eles realizados no HUC ou no próprio Hospital de Aveiro, se houver a garantia desses serviços.
Apesar deste cenário, os meus pais vão amanhã ao HUC a uma consulta... não demonstrando que têm conhecimento de toda esta situação.

Eu, por enquanto, aguardo... mas pronta a intervir se esta situação não se resolver da melhor forma em beneficio do estado de saúde do meu pai!!
Mas a paciência esgota-se... Quando uma pessoa mais precisa de apoio e dos seus direitos é quando eles falham... por uma questão orçamental??!!!
Esta é uma situação que me toca directamente, como filha... mas quantas há neste país à beira mar plantado???

Sem comentários:

Porque são uma das minhas paixões...