08 outubro, 2006

Diário de Viagem (5)

.... as férias já vão longe.... e muita coisa, entretanto se passou e passa...
mas como me propus a esta tarefa... aqui vão mas uma letras, mais umas palavras sobre as já distantes férias por terras marroquinas!

8º dia... ainda em Fez!

Voltámos ao labirinto que é a medina!
Afinal Fez não se tornou assim tão dramático com os guias.. mas também começámos a recusar e a refilar... a deixarmos de ser turistas assumidamente "enganados".
Andámos cerca de 5 horas pela medina... o que teve como consequência mais compras: mais um tapete (200 dhms), uma garrafa e dois copos bordados a prata (200 dhms... depois de alguma discussão, pois pedia 320 dhms..... a discussão passou por o marroquino pedir em casamento a Andrea.... no fim, ofereceu-nos 3 camelos de prenda.. )...
... o resto do pessoal comprou candeeiros, malas em pele.... tapetes....
Enquanto compravam os candeeiros, recebi uma mensagem de Portugal, a dizer-me que o meu pai se encontrava internado... bem.... foram momentos de pânico e de colocar em questão chegar a Marraquexe e regressar..... falei com a minha mãe e pai.... o que não me sossegou... o medo apanhou-me (e afinal o receio era válido.... pois o diagnóstico não é dos melhores).

Depois destas compras.... e através da sinalética, seguimos a rota rosa com o objectivo de visitar as tinturarias.... mas a coisa não parecia muito fácil, acabando por seguir um puto, que nos garantiu que o seu auxilio era gratuito e lá nos levou... depois de entrarmos numa loja, e subir várias escadas, chegámos ao terraço para ver as ditas tinturarias! Um quadro desolador!!! ... um cheiro insuportável... muito calor... dois tipos metidos nos buracos... sem qualquer tipo de protecção ou cuidados a nível higienico. Segundo outro guia... (que entretanto estava no terraço, convertido numa loja, tipo predador à espera das presas)... a forma como se tinge as peles de camelo, carneiro, vaca.... as peles de todos animais que se come... já vem desde o século XIV, sem qualquer alteração. A mistura leva as fezes de pomba (daí o cheiro nauseabundo), porque tem amoníaco e amacia a pele.
Ainda tentam "obrigarem-nos" a fazer compras.... mas "merci" e nada feito!
Voltamos à rua.... e o puto, simpático.... pede-nos 10 dhms por pessoa, pelo seu auxilio "gratuito".... má onda!!!
Ficámos fulos/as.... e recusámos, iniciando uma discussão... o que faz juntar mais um grupo de putos.... receosos/as, damos 20 dhms... para a situação não se agravar. O puto, a refilar, vai-se embora....
Temos fome!
Avançamos pelo labirinto, com o objectivo de ir almoçar.... para aqui, para acolá.... perdemo-nos.... voltamos a encontrar o percurso. Chegámos à porta de Bab Boujeloud e paramos para comer.... são 17 horas e 30 minutos e a fome é já bastante... mas nem isso tornou o prato mais saboroso.... pedi (além da Cris, do Marquito, da Andrea e do Chico) couscous com carne e legumes variados... e o Pedro, tangine de carne. Foi barato.... 20 dhms... mas uma bela porcaria... ainda hoje penso que raio de carne seria aquela.... e os legumes variados, era batata, cenoura e algo que parecia chochu.... o que nos valeu foi o pão!

... a medina de fez, além de ser labirintica... também tem outra característica...... gatos, para minha delicia!!!

E também foi uma amiga felina que nos fez

companhia no parque de campismo....


Autocaravana..... a caminho de Marraquexe (cerca de 500 kms +/-).
Fizemos cerca de 300 kms, cansativos... parámos numa estação de serviço... com o pessoal todo a dormir, com excepção da Andrea e o Pedro.
Os marroquinos são completamente loucos a conduzir.... mas mesmo loucos!
A estação de serviço parece do 1º mundo... com excepção dos wcs! (Nada de estranho)!
Temos um problema com o gás ... não acende! Pedimos electricidade... pedem-nos 200 dhms... ui!!! Depois de regatear o preço... a Andrea consegue que fique por 30 dhms!

O pessoal está todo roto!
Eu, Andrea e Pedro vamos comer.... o Marco dorme..... Cristina e Chico tentam ligar o gás, nada feito!
O Marquito quando acorda e percebe que fomos comer....
Estamos mesmo todos rotos.... a viagem foi cansativa!!!

9º dia....

Acordar.... pequeno almoço e seguir viagem a caminho das cascatas d'Ouzoud!!

... o percurso é de doidos!!! Montanha e em certas alturas..... caminho quase de cabras!! Quase que pensamos que não há cascatas nenhumas... está muito calor e a estrada parece que nunca mais nos leva ao destino!! A paisagem desloca-se entre aquilo que parece miséria completa e o deslumbro do que a natureza oferece.... (o Pedro e Marco tiraram fotos muito boas... mas as quais ainda não tive acesso).

Chegámos já ao fim da tarde.... Finalmente as Cascades D'Ouzoud!!

O local é bonito!

Ficamos num camping, que pertence a um restaurante... La Nature! Temos wcs.... banhos, nada mau!!

As cascatas são lindas!! Muita vegetação.... muitas pessoas.... onde se inclue turistas, estrangeiros, como nós!! Parece que somos os/as únicos/as protugueses/as.

A àgua é castanha.... lá no fundo vê-se imensas pessoas... mas só homens é que andam na àgua.... mais uma vez, lá se vai a ideia de tomar um banhinho refrescante!

Decidimos descer até à lagoa que se forma no final das cascatas.... fazendo o trajecto pela floresta... uma verdadeira aventura derrapante!! O que me valeu foram os/as companheiros/as de viagem... O Chico, a Cris, uma marroquina e uma miuda, que me parecia ser sua filha.... as sandálias não foram a melhor opção!

O Pedro, Andrea e Marquito ficaram para trás.... voltamo-nos a encontrar lá em baixo!

Lá em baixo, além de ser um local bonito, cheio de verdura.... àrvores... é um local óptimo para acampar! Vê-se pessoal a descer com as mochilas às costas com esse objectivo.... ouve o som, a música da água..... por 10 dhms pode-se acampar junto aos "restaurantes".... pequenas tendas, que servem para esse efeito.

Até o "Titanic".... encontrámos..... fartamo-nos de rir..... uma barcaça, que se desloca à força de braços, com o auxilio de uma corda... e que atravessa o pessoal de uma margem para a outra.... nos atravessámos por uma ponte, quase a cair!!

Eu e a Cris, mais tarde juntou-se a Andrea, fizemos tatous de henna... Há imensas mulheres a fazer..... e a convidar as turistas!! São lindas, mas custaram-nos cada uma 50 dhms... eu fiz duas.... na perna e na mão e braço!!!

Ficámos lindas!!!

Começamos a subir, mas pelas escadas....

paramos num dos socalcos, com o objectivo de beber um sumo de laranja.... e crepes!!! (cheios de gordura)!!

Ao olhar para cima vimos os macacos.... Pronto!!! Foi ver-me a fazer figura de ursa!!!

O local vale mesmo a pena!!!

Voltamos ao camping, tomamos banho e vamos jantar!!

Entretanto conhecemos um casal de holandeses completamente doidos!! Andam em viagem há cinco anos!!!! Conhecem praticamente África inteira!!!

Fomos a um dos restaurantes.... e deliciamo-nos com um belo jantar... salada individual, um prato com carne picada grelhada e temperada com especiarias, azeitonas e batata frita... pão, àgua e chá.... 215 dhms!!! a dividir pelos seis!!! E ainda trouxemos chá para o doce lar, pois cada um pediu o seu bule, o que foi uma completa palermice!! O local também foi fixe... uma tenda... com tapetes no chão.. uma mesa baixa e sofás com almofadas... Muito fixe!!

Voltamos para o doce lar.... conversa... sueca..... o aperitivo nocturno... bom ambiente... e o som da àgua, ali ao lado!!

Colocamos roupa de molho.... o que veio no dia seguinte, mostrar a grande asneira que fizemos!!!

10º dia...

Acordei super cedo! 9 horas e 20 minutos, para quem se deitou às 2 horas da manhã!! O chá pertubou-me o sono! Está muito calor!!!

Tomámos o pequeno almoço, lavámos a roupa.... (eu e a Andrea)... toda tingida à custa da camisa do Marco... tomámos banho.... pastámos... o calor é mesmo muito!!

Começo a passar-me!! Vamos embora... estou farta do calor!!

o 10º dia manifestou os primeiros sintomas da viagem, sem grande tempo de descanso: cansaço e o organismo a dar os primeiros sinais de alerta.... os intestinos... sou a primeira a dar sinal!!

Deixamos as cascatas... e seguimos em direcção a Marraquexe! O percurso parece muito melhor, do que aquele que nos levou até lá!

Na viagem até Marraquexe sente-se a temperatura a subir...

A paisagem altera-se, sendo comum o lixo no chão, em tudo o que é lado. Vê-se palmeiras e oásis. Também se vê habitações que aparentam de ser de proprietários ricos, que se situam no próprio oásis... as casas são de terracota vermelha. No percurso, vê-se também muita pobreza... verdadeiros casebres...pessoas que surgem do nada.

O Pedro e a Cris param a autocaravana para apanharem figos do deserto.... resultado.... só picos!! E eu só toquei no saco onde eles vinham!

Já nos arredores de marraquexe, tentamos encontrar o parque de campismo.... e aparece-nos outro exemplar como o de Meknés.... Nem pensar!!! Saímos e procuramos outro, que se veio a revelar um dos melhores, a nível dos wcs, onde estivemos....Camping Ferdaous, na estrada para Casablanca.

A maioria dos utentes do parque são estrangeiros.... mesmo ao nosso lado estão os portugueses que vimos em Fez!! Antes de irmos para o parque tivemos que fazer compras....e a "caixinha" comunitária pede dinheiro... temos que a abastecer!!

O jantar é no parque e os/a cozinheiros/a de serviço são: Marco, Chico e Cristina.

Está bastante vento... mas quente!!

Depois de jantar..... a sueca.... e conversa.... mais conversa... com os outros dois portugueses.. dois tipos da Covilhã.... bem, a noite torna-se longa.... apertivos... wiskey.... eu sou a última, de raparigas a ir para a cama... ainda ficam o Pedro e o Marco com os outros dois..... adormeci a ouvi-los.... e acordei com eles ao meu lado.... com intenções de me pregarem um susto. Fiquei fula!!!!!!!! Mas a conversa ficou para o dia seguinte!!!

Sem comentários:

Porque são uma das minhas paixões...