05 outubro, 2006

A insustentabilidade de sobreviver num país plantado à beira mar...

.... sobreviver em Portugal torna-se uma tarefa quase impossível de concretizar!!!

... são colocados em causa direitos adquiridos:

- o direito a um emprego!!
- o direito aos serviços de saúde!!
- o direito à segurança social!!
- o direito a uma habitação!!
- ... o direito a ter direito de exercer a cidadania!!

Cada vez mais o cerco aperta-se!
Uma grande maioria da população confronta-se com o facto de não ter emprego... tê-lo, mas em situações precárias... tê-lo, mas constantemente sofrer pressões psicológicas para não reclamar os seus direitos...

O sns está em decadência!! O ministro responsável da pasta da saúde cava o abismo entre aqueles e aquelas que possuem poder económico relativamente àqueles/as que empobrecem diariamente, tornando o direito aos serviços de saúde um serviço de luxo, que só quem pode pagar é que o pode ter...

ter uma habitação.... cada vez se torna mais dificil.... e depois surge o "espanto" confrontado com o facto de cada vez mais, os e as filhas sairem cada vez mais tardiamente de casa. É quase impossível, com a actual conjuntura económica "ter" uma casa... o poder de compra diminui drasticamente... a inflação cresce... as taxas de juro relativamente aos empréstimos para habitação têm subido significativamente... tudo sobe... tudo!!! Menos os salários!!!

... assim, quem é que consegue???
Eu já consegui.... ter direito ao prazer de ter prazer de usufruir da cultura (espectáculos.... teatro... cinema.... música.... livros.... cds....)... de jantar... de sair para bares... de conviver... de usufruir do prazer do lazer!! Neste momento... para o fazer, tenho que pensar bem nos danos que essas saídas possam vir a ter no orçamento mensal!!

... E eu, ainda tenho um salário mediano... como sobreviveram aqueles/aquelas que recebem o salário minimo... ou simplesmente não recebem???!!!

Aperta-se, aperta-se.... mas torna-se insustentável viver neste país plantado à beira mar!!!

Sem comentários:

Porque são uma das minhas paixões...